Basílio de Magalhães: Patrono-Mór do IHG SJDR

Basílio de Magalhães – Foto: IHGSJDR

BASÍLIO DE MAGALHÃES, brasileiro, nasceu em Barroso/MG, em 07/06/1874. Veio para SJDR ainda jovem e estudou no Grupo Escolar João dos Santos. Entre 1884 a 1890 cursou Humanidades no Externato SJDR, mantido pelo Visconde de Ibituruna, Dr. João Baptista dos Santos, que foi seu tutor na escolarização. Aprendeu tipografia como auxiliar no “A Gazeta Mineira”, órgão monarquista.

Já em 1889 está no “Pátria Mineira”, órgão republicano, os dois em SJDR. Cursou Direito em São Paulo e foi um brilhante orador, além de jornalista e professor particular. Em 1891 funda, com Altivo Sette Câmara, “A Locomotiva”, em SJDR e outros jornais em BH, Rio e São Paulo. Foi Professor Catedrático no Ginasial Oficial de Campinas, onde também foi jornalista.

Dedicou-se a Heurística e Filologia e dominava várias línguas, incluindo indígena. Professor e Diretor da Escola Normal (Instituto de Educação) do Rio de Janeiro e outros como o Colégio Pedro II. Livre Docente na Escola Nacional de Belas Artes, foi professor da Academia de Altos Estudos do IHG-Brasileiro e Diretor (1917/19) da Biblioteca Nacional. De volta a Minas, inicia carreira política e foi Senador em 1922 e foi vereador e Presidente da Câmara de SJDR e Agente Executivo Municipal de 1923 a 1927. Deputado federal em 1924 foi parlamentar até 1928. Apoiado por Raul Soares, opôs-se a Getúlio Vargas. Depois foi apoiado por Artur Bernardes.

Escritor de mais de 100 obras nas áreas de literatura, folclore, História e Política, era poliglota e tinha uma biblioteca de cerca de 27 mil exemplares. Foi acadêmico na Academia Brasileira de Filologia, Academia Paulista de Letras, Academia Fluminense de Letras, Academia de Ciências de Lisboa, Real Sociedade de Artes, em Londres; National Geography Society, em Washington; do IHG-B, IHG-SP, IHG-MG, IHG-Sergipe, IHG-Paraiba, IHG-RJ, IHG-ES. Faleceu em Lambari/MG, em 1957. No IHG-SJDR, pela Resolução 09/1974, de 02/06/74, na gestão do Fundador e primeiro Presidente Fábio Nelson Guimarães, foi instituído “Patrono do IHG-SJDR”, seu “Principe Regente” e indicado posteriormente patrono da cadeira perpétua 20, teve sua vida e obra defendida pelo confrade José Passos de Carvalho, que demonstrou a abrangência do seu patronato Mor sobre todos os patronos do IHG-SJDR, pelo que é agora reconhecido e homenageado.

(Preparado por José Passos de Carvalho)

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Passos de Carvalho disse:

    Notável Confrade Paulo de Souza Lima,obrigado pela consideração em fazer publicar o verbete do nosso Patrono-Mor, Basilio de Magalhães, que tem a insigne missão de nos direcionar à cultura, ao saber e ao conhecimento histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *