Convite: Lançamento Virtual da Revista do IHG-SJDR – Cinquentenário, vol. XIV

META 1 – Publicação do número 1 da Revista do IHG-SJDR – Cinquentenário, vol. XIV, com conteúdo definido pela Comissão Editorial para se conformar aos recursos disponíveis para tal empreitada.

JUSTIFICATIVA
A pandemia, e as regras de proteção sanitaria ao seu contágio, mudou todo o cenário de funcionamento do IHG-SJDR, sempre baseado no presencial. Isto obrigou o IHG, como instituição, a se reinventar e rever profundamente seus métodos de trabalho. Como o IHG nunca teve que usar tão intensamente seu sistema de comunicação virtual, como o site oficial e o facebook, teve-se que aprender, com confrades e voluntários da comunidade, a nos comunicar à distância com os confrades e com as instituições parceiras, via telefone e agora via site oficial com ênfase nas comunicações on-line.

Por isso foi preciso aplicar por apoio financeiras de forma a viabilizar, agora de forma mais virtual, o desenvolvimento deste planejamento represado de atividades culturais, artísticas e educacionais, em comemoração ao nosso cinquentenário de fundação.

Com o Programa “IHG-SJDR Virtual” pode-se afirmar que o IHG recuperou o planejamento das comemorações do cinquentenário de forma o mais virtual possível e para isso precisou, com a adequada urgência, de muitos apoios técnicos e financeiros para cumprir tal hercúlea tarefa.

O projeto detalhado na Meta 1, foi de fato o único de maior vulto conduzido pelo Instituto, diligentemente, ao longo desses meses pandêmicos, pois permitia trabalhos em home office e contatos on-line. A Comissão Editorial concluiu a revisão dos textos de artigos e documentação a ser incluída na Revista, conforme especificado em edital divulgado em abril/2020. Como foi recebido um volume alentado de artigos sobre temas de interesse do Instituto, e como forma de melhor equacionamento da dinâmica de produção, impressão e divulgação da Revista, ficou decido que esse Volume XIV, será publicado em dois números.

O primeiro, com cerca de 130 páginas, é dedicado preferencialmente para temáticas institucionais do Instituto. Será publicado na forma impressa e lançado virtualmente com o uso dos recursos advindos do Prêmio de Boas Práticas Culturais, do Conselho Municipal de Cultura de SJDR – Edital 004/2020 – Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.

O segundo, com a maior parte das contribuições dos autores de temáticas específicas, será produzido e publicado no primeiro semestre de 2021, já que custeado por recursos públicos já aprovados junto ao FUMPAC/CMPPC/SMC/PM-SJDR. Este número também será lançado virtualmente.

Após este esforço, a Comissão revisará e relançará a edição virtual de 2011, devidamente ajustada na numeração como a Revista do IHG-SJDR, número XIII, vol. 1.

C O N V I T E

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei – IHG-SJDR, pela sua Presidência, tem a grata satisfação de convidar os confrades, familiares, amigos, autoridades, estudiosos da história e cultura de São João del-Rei e toda imprensa para o 3º Evento Virtual do Programa “IHG-SJDR VIRTUAL”, a se realizar na próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020, a partir das 17 horas.

Esse evento virtual, patrocinado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, gerenciado em SJDR pelo Conselho Municipal de Cultura, Edital 004/20 e Prefeitura Municipal de SJDR, contemplará o seguinte conteúdo:

“Lançamento virtual da Revista do IHG-SJDR – Vol. XIV, nº 1 (META 1)”

O tema será apresentado pelo Prof. Alex Lombello do Amaral, Coordenador da Comissão Editorial. Na oportunidade serão repassadas informações para os autores dos artigos recebidos em decorrência do Edital de abril/2020. 

Contamos com o prestígio de sua honrosa participação virtual e o link para a respectiva conexão será enviado por e-mail e WhatsApp, a partir das 16:30 hs.

São João del-Rei, 28 de novembro de 2.020
Paulo Roberto de Sousa Lima, Presidente
Maria Lucia Monteiro Guimarães, Vice-Presidente

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *